Discipulado
Atividades: Domingo | 09hs - Escola Dominical | 18hs - Culto | Quarta-Feira - 19hs - Estudo Bíblico.
Rua 24 Quadra 55 Lote 3/4 Jardim Oriente Valparaíso II - Valparaíso de Goiás - GO - 72870-237 - Tel: 61 - 3627 - 9338
  • Register

Discipulado

 

DISCIPULADO IPV

 Considerações sobre o discipulado:

 Introdução

O que é discipulado? Há com certeza uma diversidade de opiniões quanto ao propósito e modo de realizá-lo. Qual o tempo apropriado para realização de um Curso de Discipulado e qual o número de lições é ideal? Ou ainda, quais as discussões se darão geralmente em torno do conteúdo das lições e métodos de aplicação. Todavia, A preocupação principal que devemos ter quanto ao discipulado, se é que estamos sendo bíblicos ou não na nossa concepção.

Precisamos partir do modelo apresentado por Jesus (embora não seja o primeiro modelo apresentado na Bíblia) que é o mestre dos mestres. Jesus teve um ministério onde ensinou multidões, mas concentrou a sua mensagem nos seus discípulos, formando a base para a continuidade do seu ministério a partir do discipulado. Sendo esta a principal ordem dada aos seus discípulos antes da sua ascensão (Mateus 28.18-20; Mc 3.14).

A Igreja necessita resgatar o discipulado. Tanto um conceito, como uma prática correta de discipulado evidenciará a saúde espiritual da igreja. Dietrich Bonhoeffer disse:

Em tudo que segue, queremos falar em nome de todos aqueles que estão perturbados e para os quais a palavra da graça se tornou assustadoramente vazia. Por amor a verdade, essa palavra tem que ser pronunciada em nome daqueles de entre nós que reconhecem que, devido à graça barata, perderam o discipulado de Cristo, e, com o discipulado de Cristo, a compreensão da graça preciosa. Simplesmente por não querermos negar que já não estamos no verdadeiro discipulado de Cristo, que somos, é certo, membros de uma igreja ortodoxamente crente na doutrina da graça pura, mas não membros de uma graça do discipulado, há que se fazer a tentativa de compreender de novo a graça e o discipulado em sua verdadeira relação mútua. Já não ousamos mais fugir ao problema. Cada vez se torna mais evidente que o problema da Igreja se cifra nisso: como viver hoje uma vida cristã.

Este é o modelo Bíblico onde é possível desenvolver o caráter de Cristo na vida dos envolvidos. Conhecer a Deus por meio de Jesus, e glorificá-lo num relacionamento construtivo como Igreja. Nesse relacionamento construtivo o alvo é preparar discípulos para um envolvimento nos ministérios e departamentos da igreja, proporcionando um fortalecimento qualitativo, que resultará naturalmente na multiplicação de outros discípulos.

 A Definição de Discipulado

Ser discípulo é muito mais do que ser um mero aprendiz temporário. David Kornfield diz: o discipulado não é um programa. Não é uma série de módulos. Não é um livro de iniciação doutrinária. Não é apenas um encontro semanal. Não é um novo sistema de culto nos lares.

Discipulado é uma relação comprometida e pessoal, onde um discípulo mais maduro ajuda outros discípulos de Jesus Cristo a aproximarem-se mais dEle e assim reproduzirem.

O discipulador não é simplesmente um professor. Ele é alguém que além de informar também coopera na formação espiritual do seu aprendiz, tornando-se referência para o discípulo. Mas, devemos sempre lembrar que nenhum discipulador é modelo de perfeição, mas sim, um modelo de transformação, mostrando que assim como o discípulo, ele também está num processo, que a cada dia subirá um degrau na absorção do caráter de Cristo. Com este sincero objetivo ele poderá identificar-se com o discípulo. Seguindo o exemplo de Paulo: “...não que o tenha já recebido, ou tenha obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12). 

John Sittema nos lembra que discipular é “reproduzir a si mesmo e sua fé na vida de outros.” Evidentemente não podemos confundir, porque o Senhor Jesus exige que façamos discípulos dele e não nossos. Novamente podemos citar Sittema observando que “esse processo requer o desenvolvimento de um relacionamento de confiança, de exemplo, de revelação do nosso coração e da nossa fé ao discípulo que, por sua vez deve imitar o padrão de fé do seu mestre.”

Discípulo formando discípulos

Antônio Carlos F. de Menezes comenta que “a evangelização é fruto de uma vida com Deus. Uma pessoa que não evangeliza nem testemunha o que Deus fez na sua vida não se converteu, ou está desviado dos caminhos do Senhor”. Quantas pessoas foram transformadas por Deus em crentes maduros e multiplicadores, graças ao fato de você, um dia, ter se apegado às suas vidas, e investido tempo com elas, de modo que Deus usou a sua vida como exemplo?

O fiel discípulo de Jesus forma outros discípulos. Este princípio acontece em conseqüência da obediência ao claro ensino da Escritura quanto ao crescimento do Corpo de Cristo. Luis Aranguren comenta que a relação entre o discipulador e o aprendiz está “baseada no modelo de Cristo e seus discípulos, na qual o mestre reproduz no discípulo a plenitude de vida que ele próprio tem em Cristo, de tal forma que o discípulo se capacita para ensinar a outros.” Analisaremos alguns exemplos deste princípio bíblico:

 1.Jesus e o treinamento dos doze

O Senhor Jesus constantemente pregou às multidões, mas o seu ensino foi direcionado aos seus discípulos. A Escritura relata que “Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar” (Mc 3:13-14).

 2.Barnabé e Saulo – Atos 9.26-27; 13.1-3.

No primeiro texto vemos Barnabé tomando Paulo consigo e o apoiando em um momento que enfrentava a oposição dos irmãos que não acreditavam em Paulo. Vemos aqui que apesar de todo conhecimento bíblico que Paulo possuía (Atos 22.3) ele agora precisava de alguém que o apoiasse e que o colocasse em condições de servir a igreja. Nesse direcionamento Barnabé foi peça fundamental. No capítulo 13 vemos Lucas mostrando uma lista de profetas e mestres, onde Barnabé está encabeçando esta lista e Saulo é o último da lista, não sabemos exatamente se há implicações quanto a esta ordem na lista, mas no versículo 3 vemos ambos sendo separados pelo Espírito Santo e pelos irmãos e mandados juntos para sua primeira missão. Vemos aqui, que o período de discipulado já dava seus primeiros frutos.

3.Barnabé e João Marcos – Atos 13.13; 15.37-39; 2 Tm 4.11.

Aqui vemos num primeiro momento João Marcos sendo objeto de contenda entre Paulo e Barnabé, em virtude de ter abandonado uma missão recém-iniciada. Depois lemos Barnabé tomando João Marcos e fazendo o mesmo que fizera anteriormente com Paulo, ou seja, tomando alguém nascido de novo em Cristo, mas que necessitava de ajustes em seu caráter cristão. Por fim vemos Paulo já no final do seu ministério recomendando a Timóteo que lhe enviasse João Marcos, pois lhe seria útil para o ministério do apóstolo. 

 4.Paulo e Timóteo – Atos 16.1-2; 2 Tm 2.2

Neste texto de Atos verificamos que Paulo tomou esse jovem discípulo e o fez acompanhá-lo, com certeza seguiu-se a partir daí, um período de discipulado, pois Paulo já no final do seu ministério se dirige a Timóteo com essas palavras “e o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo, transmite a homens fiéis e também idôneos para que instrua a outros”.

Para nós, o discipulado é muito mais do que simplesmente passagem de informação, antes é formação, pois o que temos visto em muitas igrejas é apenas uma transmissão de lições que não chega a ser um verdadeiro discipulado, pois não forma, apenas informa. Cremos que um discípulo de Jesus não pode ser formado, em apenas 6 meses, por exemplo; contudo, ele pode até ser recebido como membro, mas, o discipulado deve continuar. 

A experiência tem mostrado que muitos dos que são recebidos como membros de uma igreja local, após o curso de discipulado, passam a não ter mais a mesma disposição de aprender. Ou seja, de submeterem-se a um discipulado mais maduro. Conseqüentemente a formação de um caráter cristão, e o seu crescimento espiritual que até então era notável, também sofre uma desaceleração.  

Vivendo relacionamentos saudáveis

Vamos refletir a respeito do que você tem que ser e fazer como membro do Corpo de Cristo e discipulador. Em nosso relacionamento necessitamos que você tenha um comportamento aprovado pelo Mestre. Se você quer ensinar, então deve ser exemplo. Paulo fez a ousada declaração aos crentes da igreja de Corinto “sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Co 11:1). Escrevendo aos Filipenses o apóstolo exige que “o que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4:9).

Podemos classificar algumas sugestões, que você como servo do Senhor, deve viver para influenciar positivamente a vida do novo discípulo. Eis algumas delas:

1.Obedeça sempre a Palavra de Deus.

2.Cuide bem da sua família. Quando necessário busque auxílio pastoral para aconselhamento.

3.Não perca a ternura. A amargura mata o vigor espiritual e nos torna indiferentes com a santidade.

4.Nunca seja orgulhoso. A soberba é essencialmente competitiva e ofensiva.

5.Não seja uma oposição rebelde à liderança da igreja; pelo contrário, contribua com críticas construtivas.

6.Exercite uma vida de oração contínua. A intimidade com Deus é o exercício do relacionamento que Ele exige.

7.Cultive uma vida de santificação pessoal.

8.Anseie ardorosamente andar dentro da vontade de Deus para que você esteja na Sua presença aprovado.

9.Aprenda com a Bíblia acerca do sentido e propósito da sua vida.

10.Humilhe-se diante de Deus naqueles momentos de crise e desespero.

11.Seja sincero em desabafar os desafetos e problemas nos aconselhamentos, buscando respostas na sabedoria da Palavra de Deus.

12.Chore lágrimas de quebrantamento e não de amargura.

13.Não desista do seu compromisso com o Senhor, pois Ele é fiel à Sua Aliança contigo.

14.Permita-se ser pastoreado.

15.Esteja atento áquilo que a Palavra de Deus tem a dizer.

16.Com temor aceite a repreensão dos seus pecados, buscando o arrependimento sincero.

17.Seja humilde em pedir perdão e disposto em perdoar.

18.Deseje crescer e servir com eficácia e aceitação diante de Deus.

19.Identifique os dons que o Espírito Santo lhe deu e use-os no serviço e edificação dos irmãos.

20.Seja produtivo, para que não caia na futilidade e não perca o seu propósito de glorificar a Deus.

Estas atribuições serão para você contínuos desafios como um discipulador. Todavia, para que consiga viver efetivamente você necessita praticar a mutualidade da comunhão (uns aos outros) no Corpo de Cristo. Não existe rebanho de uma ovelha só.

O motivo do Discipulado

O propósito do Discipulado é um só. Todavia, ele é como uma corda trançada de vários fios. Podemos mencionar os elementos que somam ao principal motivo.

1.Ao aplicar o discipulado apresentamos o evangelho da salvação aos eleitos de Deus proporcionando a oportunidade para que o Espírito Santo aplique a graça irresistível. Evangelizar é compartilhar Jesus, no poder do Espírito, deixando os resultados para Deus, visando a reeducação para uma vida transformada.

2.Através do discipulado preciosas vidas são libertas das trevas e do poder de Satanás para luz do reino do Filho de Deus.

3.Com o discipulado a igreja cresce espiritual e numericamente.

4.Pelo discipulado ensinamos as pessoas a reconhecer a soberania de Cristo sobre todas as esferas da vida humana, inclusive na ciência, na arte, na educação, na economia, na política e na recreação.

5.O propósito essencial que envolve todos os demais é a glória de Deus. O profeta Oséias disse “conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva serôdia que rega a terra” (Os 6:3).

O Objetivo do Discipulado

Cremos que o objetivo geral do discipulado de certa forma já foi mostrado na introdução e definição, todavia, seremos um pouco mais específicos quanto ao objetivo. Devemos nos perguntar que mudanças Deus têm feito na vida de outras pessoas através da minha vida?

1. Instruir para evangelizar

Alguns chamam de pré-evangelismo a instrução de doutrinas básicas da fé cristã. O pré-evangelismo é ao mesmo tempo didático como apologético. É didático porque se propõe a estabelecer as doutrinas fundamentais sobre o trino Deus, o que é a Bíblia, pecado, graça, perdão, expiação, céu, inferno, e tantas outras palavras chaves que preparam o evangelizado para receber a verdade integral para a sua vida. O chamado missionário de Ashbel G. Simonton ocorreu no Seminário Teológico Princeton (14/10/1855), quando num sermão o Dr. Charles Hodge “falou da necessidade absoluta de instruir os pagãos antes de poder esperar qualquer sucesso na propagação do Evangelho e mostrou que qualquer esperança de conversões baseada em obra extraordinária do Espírito Santo comunicando a verdade diretamente não é bíblica.”

Vivemos numa sociedade pós-moderna onde não basta apenas dizer: arrependa-se e creia em Cristo. É possível que no decorrer dos estudos se descubra que o discípulo carrega consigo uma carga enorme de conceitos estranhos e talvez anticristãos que recebeu em sua formação. É necessário redefinir palavras com fidelidade a Escritura.

 2. Formação de caráter

Como vimos na definição, este aspecto do objetivo será o de implantar no discípulo um caráter que mais se aproxime da imagem de Jesus Cristo (Rm 8:29). Portanto, não é algo a ser aplicado apenas a um cristão menos experiente; ou com pouca idade, ou com pouco ou muito tempo de igreja, pouca ou muita experiência de vida. Mas sim, cristãos comprometidos e humildes o suficiente para reconhecer que ainda necessitam de transformação. A santificação é progressiva. Conseqüentemente, se relacionarão melhor (At 2.42-47). Esta divisão é imprescindível para prosseguirmos com as outras duas seguintes.

 3. Evangelização pela amizade

A evangelização eficaz acontece através da amizade. Pessoas que demonstram o amor de Cristo, que se preocupam umas com as outras, são pessoas que cuidam umas das outras. O papel do discipulado é explicar o “porquê” desse cuidado e comunhão. A transformação pessoal através de relacionamentos ocorre quando o amor de Deus é manifestado através dos seus filhos (Jo 17:20-23). Existe uma legítima diferença entre evangelismo e discipulado. John R.W. Stott comenta que

no evangelismo proclamamos a loucura do Cristo crucificado, a qual é a sabedoria de Deus. Decidimos não saber mais nada e, mediante a insensatez dessa mensagem, Deus salva aqueles que nele crêem. No discipulado cristão, entretanto, ao levar pessoas à maturidade, não deixamos a cruz para trás. Longe disso. Antes, ensinamos a completa implicação da cruz, incluindo nossa suprema glorificação.

 A Bíblia afirma que os cristãos sobrevivem e crescem nos relacionamentos mútuos:

Membros uns dos outros (Rm 12:5)

1.Amando cordialmente uns aos outros (Rm 12:10).

2.Honrando uns aos outros (Rm 12:10).

3.Tendo o mesmo sentir uns para com os outros (Rm 12:16; 15:5).

4.Amando uns aos outros (Rm 13:8).

5.Edificando uns aos outros (Rm 14:19).

6.Acolhendo uns aos outros (Rm 15:7).

7.Admoestando uns aos outros (Rm 15:14).

8.Saudando uns aos outros (Rm 16:16).

9.Esperando uns pelos outros (1 Co 11:33).

10.Importando uns com os outros (1 Co 12:25).

11.Servindo uns aos outros (Gl 5:13).

12.Levando a carga uns dos outros (Gl 6:2).

13.Suportando uns aos outros (Ef 4:2; Cl 3:13).

14.Sendo benignos uns para com os outros (Ef 4:32).

15.Sujeitando-se uns aos outros (Ef 5:32).

16.Consolando uns aos outros (1 Ts 4:18; 5:11,14).

17.Confessando pecados uns aos outros (Tg 5:16).

18.Orando uns pelos outros (Tg 5:16)

19.Sendo hospitaleiros uns com os outros (1 Pe 4:9)

20.Tendo comunhão uns com os outros (1 Jo 1:7).

4. Crescimento numérico natural

Uma igreja local saudável naturalmente se desenvolve e cresce. Lucas narra que “a igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número” (At 9:31). Quantas pessoas se converteram através da sua evangelização? É triste saber que há cristãos que nunca levaram ninguém a Cristo. É óbvio que quem realiza a sobrenatural obra regeneradora é o Espírito Santo, mas Deus decidiu chamar pecadores perdidos através de pecadores perdoados. O apóstolo João relata que André após conhecer pessoalmente a Jesus foi em busca de seu irmão Simão e “o levou a Jesus” (Jo 1:42).

A igreja atual tem gradativamente perdido a noção de que cada cristão é um ganhador de almas. Até a mesmo a expressão ganhador de almas soa um tanto que estranho aos nossos ouvidos pós-modernos, mas era um termo muito comum até o fim do século 19. Esta expressão é uma menção à declaração do apóstolo Paulo que disse: “porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível” (1 Co 9:19).

Somos cooperadores desta maravilhosa obra de reconciliação. A Escritura declara que “somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2 Co 5:20). Evangelizar é compartilhar Jesus, no poder do Espírito, deixando os resultados para Deus. Waylon Moore afirma que “a evangelização é o meio que proporciona convertidos, e é o campo de adestramento para o desenvolvimento dos discípulos. Quando a igreja exala discípulos, então inala convertidos.”

5. Amadurecimento espiritual

Esta divisão se refere principalmente a formação de líderes que estarão discipulando no futuro. Mas haverá também, multiplicação dos discípulos de Cristo, pessoas que serão tratadas no seu caráter e transformadas para glória de Deus, a fim de ocuparem outros lugares na Igreja de Jesus.

É comprovado por pesquisas que nos primeiros meses de conversão o potencial evangelístico do cristão é muito mais aguçado. Se os grupos de discipulado estiverem abertos a visitantes, será também um forte instrumento de evangelização, pois o novo convertido desempenhará como nenhum outro a tarefa de trazer pessoas para ouvir a mensagem de Cristo, além do resultado positivo que a comunhão pode produzir no coração do visitante.

6.Preparo para os ministérios no Corpo de Cristo

Os ministérios na igreja local são diversos e também diversos os dons, portanto, o Discipulado deve visar também os demais ministérios dentro da Igreja. Teremos como um resultado natural um número maior de membros envolvidos na evangelização, evitando a ociosidade e outros problemas conseqüentes. A mente desocupada é produtiva oficina do diabo!

Nenhum ministério (serviço) é superior ao outro. Um ministério depende do outro. Todos os ministérios cooperam entre si. Ef 4:11-12

Princípios para Discipuladores

1. Adepto da visão de Discipulado

É necessário que o discipulador tenha realmente absorvido a visão do discipulado e não simplesmente concordado com sua eficácia. Em outras palavras, é necessário que ele esteja envolvido intelectualmente, emocionalmente e voluntariamente com a visão.  Qual a importância disso? George Barna diz que a visão é a “força impulsora por trás da atividade de um líder ou grupo de pessoas motivadas. É uma força interior que guia o indivíduo através de dificuldades imprevistas ou estimula a agir quando exausto ou hesitante em dar o próximo passo rumo a meta a ser alcançada.”

Quando se tem a visão deste ministério, se ocorrer do responsável pela implantação do discipulado vier a desistir do trabalho, aquele que tem a visão, não abandonará a idéia e nem o trabalho. Pois ele vê nessa visão algo essencial à vida da Igreja.  Para nós este fator motivador é a verdade bíblica sobre discipulado confirmada e estimulada pela iluminação do Espírito Santo.

Uma das coisas mais necessárias para que a igreja local evite a paralisia e a rotina é ter uma visão nitidamente do porquê e para quê ela existe.

 2. Determinação e compromisso

Aquele que assume o ministério do discipulado deve estar consciente da grande responsabilidade que está assumindo. Este compromisso pode ser deleitoso, caso assuma totalmente este ministério, pois é um ministério de formação de vidas, o qual poderá ver na prática o fruto do seu trabalho. Porém, deve ser lembrado que aqueles discipulados serão pessoas que, muitas vezes, vêm para a igreja, feridas, problemáticas, com conceitos errados e costumes que deverão ser trabalhados através de um acompanhamento sincero, onde o discipulador deverá identificar-se com tais pessoas e seus problemas, não deixando de confrontar o que está errado, equilibrando para não tomar uma posição legalista (Tt 2:11-15). Isto deve ser feito com amor. 

O princípio a ser seguido aqui entre discipulador e discípulo é o da “identificação”. Caso o discipulador não se identifique com o problema do discípulo, este não sentirá segurança em ser pastoreado, comprometendo assim o objetivo do discipulado. Muitas vezes o discípulo será acometido de desânimo, e caso o discipulador não tenha determinação e compromisso, também será absorvido pelo desânimo do seu discípulo. Por isso também, não falte aos compromissos e só desmarque em casos totalmente incontornáveis. 

 3. Deve ser empático

O discipulador deve ter facilidade para desenvolver um relacionamento pessoal. Precisa estar disposto a ter uma amizade sincera com o seu discípulo e trabalhar continuamente para esse fim, deve ter um comportamento pastoral, sendo sensível aos problemas e necessidades do discípulo, expressando esse sentimento através de: aconselhamento, oração e outros tipos de ajuda, se necessário.  Portanto, deve ter um profundo senso de equipe; já vimos que pessoas auto-suficientes não têm característica de ovelha, mas sim de lobo.

O discipulador deve entregar o discípulo aos cuidados de todos os recursos da igreja. Se necessário encaminhá-lo ao pastor da igreja.

 5. Bom testemunho

Isto envolve muito mais do que ser simplesmente um crente “bonzinho”.  Mas deve ser alguém que se preocupe em ser fiel àquilo que é bíblico e lute por isso, na sua vida em primeiro lugar. Deve ser alguém que tenha “sede de Deus”, para aprender, orar e envolver-se.

 6. Saber ouvir

O discipulador é uma pessoa que sabe dar a oportunidade para que outros falem. Que se agrade em ver o desenvolvimento de seus discípulos. Que não venha pelo seu orgulho inibir o crescimento do discípulo. Quem sabe ouvir, saberá que deve fazer o discípulo pensar e não dar respostas prontas, como se fosse o dono da verdade. Evite este três erros:

 1.Não ignore o que está sendo falado.

2.Não aparente estar ouvindo, desligando-se mentalmente da conversa.

3.Não ouça as palavras, sem “ouvir” os sentimentos que estão por trás delas.

 Quem será discipulado?

 1. Discipulado de visitantes contínuos

Devemos aproveitar as oportunidades e oferecer o Curso de Discipulado àqueles que estão visitando a nossa igreja com certa freqüência. Provavelmente esta pessoa aceitará o curso, pois, as suas repetidas visitas a igreja demonstra um certo interesse.

 2. Discipulado de novos convertidos

É necessário discipular os novos convertidos para acelerar o processo de maturidade e firmeza na fé. Se esperássemos que este novo convertido aprendesse sobre a vida cristã, apenas vindo à igreja nos cultos, provavelmente, ele levaria muito tempo. A experiência tem nos mostrado que alguns levam anos para estarem prontos para a evangelização sem o discipulado, ou para servir em outro departamento dentro da igreja.

 3- Amigos, vizinhos e membros da igreja:

Possuímos muitos amigos que desejam aprender da palavra de Deus e crescer na fé que podem ser discipulado. Também nossos vizinhos que com certeza desejariam saber como é nossa convivência com Deus e como podemos ajuda-los. E ainda há membros na igreja que sentem o desejo de participar de um grupo de discipulado para conhecer melhor a Palavra de Deus.

 3- Lideres que Queiram ser discipuladores:

Há na igreja muitas pessoas dispostas a se doarem para discipulado como lideres. Estes irmãos devem ser discipulados para que possam discipular outros que desejam ser discipulados. E para que possam crescer na fé e no conhecimento.

 O Método do Discipulado

O método é a forma como desenvolveremos na prática o discipulado, portanto, terá um como ênfase principal de levar cada discípulo a conhecer melhor a Palavra de Deus e se comprometer em vivê-la de forma prática e diária. Como ponte secundária da visão do discipulado teremos como objetivo difundir o conhecimento da doutrina reformada e da visão da Palavra de Deus da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 Como acontecerá o discipulado:

 1. Encontros semanais

Estes encontros devem ser num dia e hora que sejam próprios tanto para o discipulador como para o grupo de discipulado.

 2. Local

Deve ser um local cômodo onde haja liberdade de expressão. O discípulo não pode ser intimidado a expor as suas conclusões.

 3. Tamanho do Grupo

Deve ser pequeno, pois temos a convicção de que nunca desenvolveremos relacionamentos num “grupão”.

 4. Programa do encontro do Discipulado

O programa deverá ter duração de 1 hora. Constará de:

Oração: No caso de discipulado para novos convertidos, procurar ser o mais abrangente possível no linguajar usado, evitando com isso um futuro constrangimento quando chegar o momento do discípulo orar, pois se sentirá incapaz de orar como o seu discipulador. 

Lição: O estudo bíblico indutivo seguido pela apostila ou revista do aluno. Deve-se neste ponto lembrar sempre da definição e do objetivo do discipulado, para que as lições se ajustem a este propósito. Tudo o que é bíblico é adequado, porém, deve-se ter o cuidado de sempre pensar em termos práticos, qualquer que sejam as lições.

Compartilhar: Discutir a lição, fazer aplicação à vida pessoal ou do grupo. Momento para testemunho, oportunidade para o discípulo apresentar possíveis problemas e momento para exercer pastoreio. Caso haja mais de um, deve-se observar com atenção se nenhum discípulo está ficando de fora da conversa.

Distribuição do tempo: O discipulador deverá aprender a distribuir de maneira proveitosa cada parte do programa do encontro, caso perceba que algum discípulo está enfrentando algum problema, deverá organizar o tempo para que possa dedicar maior atenção àquele discípulo, caso necessário marque outro horário para conversar individualmente a respeito do problema.

 5- Programa de Crescimento do Discipulado

O discipulado visa a maturidade do cristão dentro do corpo da igreja, sendo assim o mesmo possuirá fases onde cada discipulado vai crescer a medida da sua maturidade.

1-Primeira fase: discipulado básico: é o momento de integração e de cada pessoa que deseja fazer parte do discipulado nos grupos de interesse básico.

2-Segunda Fase: é quando o dicipulando se torna um possível líder de discipulado e vai para o grupo de Dicipuladores.

3-Terceira Fase: é momento que o discipulador forma seu grupo de discipulado e comece a por em prática seus objetivos.

4-Quarta fase: é quando o discipulador alcança maturidade e capacidade de se tornar um líder de Dicipulado.

IMPLANTAÇÃO DO DICIPULADO NA IPV

 1-Uma proposta para três anos.

 1. Primeiro ano: Teremos como ênfase principal a implantação do projeto o que inicialmente desprenderá tempo para levarmos ao conhecimento da igreja a visão e como o discipulado vai funcionar, então as fases do discipulado vai ocorrer da seguinte forma:

 Primeiro Ano:

a-Implementação da visão – Fevereiro e Março.

Neste momento os programas da IPV serão voltados para mostrar o que é um discipulado bíblico autentico. Sermões e palestras serão voltadas para o conteúdo do que podemos pensar sobre o discipulado.

b-Implantação do discipulado – Abril e maio

A visão será repassa a igreja de tal forma as pessoas serem desafiadas a se comprometerem a serem discípulos, inclusive com visitas a igrejas que funcionam com a visão do dicipulado.

c-Discipulando os discipuladores: Agosto à dezembro.

 Segundo Ano:

 a-Criação dos grupos de discipulado: Fevereiro a Março.

b-Grupos iniciam suas atividades: Abril.

c-Avaliação e mudanças necessárias: Junho.

d-Discipulado se torna a ênfase dos discipuladores: Agosto a Dezembro.

 Terceiro ano: 

Discipulado se torna a principal formação de cristãos maduros da IPV.

 Conclusão

É importante lembrar que o alvo não é apenas a multiplicação de conversões, mas, que principalmente da maturidade e crescimento dos cristãos convertidos, e outros novos convertidos virão como conseqüência dessa maturidade.

 Compromisso permanente do discipulador

 1.Em obediência à Grande Comissão (Mt 28:18-20) ordenada por nosso Senhor Jesus, comprometo-me em fazer discípulos tendo Cristo como mestre.

2.Comprometo-me em estudar as Escrituras a fim de estar preparado a dar razão da nossa fé.

3.Disponho-me a ensinar a Palavra de Deus com integridade de vida e fidelidade à verdade.

4.Quando não souber a resposta de qualquer questão que seja, não tentarei inventar uma, mas com humildade buscarei aprender para ensinar somente a verdade, pois, também sou discípulo e estou no processo do saber em amor.

5.Creio que ao discipular apresento o evangelho da salvação aos eleitos de Deus proporcionando a oportunidade para que o Espírito Santo aplique a graça irresistível. Evangelizar é compartilhar Jesus, no poder do Espírito, deixando os resultados para Deus, visando a reeducação para uma vida transformada.

6.Comprometo-me de ser exemplo de transformação de vida para os meus discípulos.

7.Assumo a responsabilidade de comunicar-lhes a visão de discipulado: um discípulo formando discípulos.

8.Acredito que cada vida a mim confiada é importante para Deus. Meu objetivo básico não é aumentar o número de membros da minha igreja, mas, conduzir o discípulo a aumentar o seu amor por Cristo como o seu Salvador.

9.No que estiver ao meu alcance tentarei instruir e aconselharei o meu discípulo em suas dúvidas e problemas, guardando sigilo e preservando a sua dignidade. Entretanto, o que não souber resolver encaminharei ao pastor e aos presbíteros para um acompanhamento adequado.

10.Submeto-me às autoridades de nossa igreja, enquanto elas permanecerem fiéis à Escritura Sagrada, reconhecendo serem instituídas por Deus para o meu bem e de todo o corpo de Cristo.

Informação Denominacional

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante reformada, de orientação calvinista presbiteriana. Foi fundada em 1862 por um missionário estadunidense chamado Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859. Possui aproximadamente 1.011.300 membros distribuídos em mais de 10.407 igrejas locais e congregações em todo o Brasil.(Fonte wikipedia)

Sociedades Internas